40 anos de morte de Tancredo Neves marcam 21 de abril em São João del-Rei

José Sarney, Hugo Motta e Aécio Neves participarão de homenagens ao presidente
No próximo dia 21 de abril, São João del-Rei homenageará seu mais ilustre filho, o presidente Tancredo Neves, nos 40 anos de sua morte. Entre os convidados que já confirmaram presença na cidade estão o ex-presidente da República José Sarney e o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta.
O Patrono da Redemocratização do Brasil, título que Tancredo Neves recebeu do Senado Federal por ter sido um dos principais artífices do fim da ditadura militar, será lembrado com uma missa na Igreja de São Francisco de Assis. Celebrada pelo monsenhor Geraldo Magela da Silva, a missa contará com a participação da Orquestra Ribeiro Bastos.
Em seguida, familiares de Tancredo Neves farão uma homenagem em frente ao túmulo do presidente e de sua esposa Risoleta Neves no Cemitério São Francisco de Assis.
As homenagens se encerram com a reabertura ao público do Memorial Tancredo Neves, espaço cultural que abriga um rico acervo sobre a trajetória do primeiro presidente civil do país após 21 anos de ditadura. A reabertura contará com apresentação da Orquestra Lira Sanjoanense.
Personagem de destaque em diferentes momentos da política brasileira, Tancredo Neves foi eleito por voto indireto no Colégio Eleitoral, em 15 de janeiro de 1985. A posse do presidente, entretanto, não ocorreu, por ter sido ele internado na véspera da cerimônia. Em seu lugar assumiu o vice-presidente eleito, José Sarney. Pouco mais de um mês depois, Tancredo faleceu, sob grande comoção nacional, no Dia de Tiradentes.
Memorial reabre seu acervo ao público
Instalado em um casarão do século XVIII na cidade natal de Tancredo Neves, o Memorial reúne documentos, fotos, cartas, vídeos, matérias jornalísticas e depoimentos que reconstituem a trajetória de Tancredo desde sua infância e adolescência, e o início na vida pública como vereador, até seus dias finais, após ter liderado toda a travessia para retomada da democracia no país.
O acervo traz registros sobre os mais importantes fatos da história brasileira no período após o Estado Novo, com o segundo governo de Getúlio Vargas, de quem Tancredo foi ministro da Justiça; os anos JK, a renúncia de Jânio e o curto governo de João Goulart, interrompido pelo golpe militar de 1964.
Fotos e reportagens retratam os acontecimentos que deram início ao processo de abertura política no país e toda atuação de Tancredo como deputado federal e governador de Minas Gerais para retomada da normalidade democrática e das garantias constitucionais.
Mostram ainda os encontros e viagens realizados em todo país entre 1983 e 1984, na ampla mobilização pelas eleições diretas, e os comícios da campanha Diretas Já, que levaram multidões às praças e ruas das capitais brasileiras.
No Memorial estão registros sobre a Aliança Democrática formada em 1985 e que, em janeiro daquele ano, elegeu Tancredo à Presidência da República, e, também, sobre os longos dias de internação que antecederam sua morte em 21 de abril.
Objetos pessoais, mobiliário, medalhas e condecorações recebidos por Tancredo ao longo de sua carreira integram a exposição.
O Memorial Tancredo Neves está localizado à rua Padre José Maria Xavier, 7 - Centro Histórico de São João del-Rei (MG).
40 Anos de morte de Tancredo Neves – São João del-Rei – 21 de Abril
9h15 - Missa em ação de graças – Igreja São Francisco de Assis
11h – Encomendação de Almas – Túmulo de Tancredo Neves – Cemitério São Francisco de Assis
11h45 – Reabertura do Memorial Tancredo Neves
Fonte: Assessoria de Comunicação Deputado Federal Aécio Neves.
Qual é a sua reação?






