Coluna de sexta-feira dia 14 de março de 2025

Mar 13, 2025 - 22:47
 0  118
Coluna de sexta-feira dia 14 de março de 2025

VEREADORES IMPOSITIVOS
A partir do próximo ano, os vereadores de Sete Lagoas ganham status político de deputados estaduais ou federais. Isso porque aprovaram, por 17 votos a 1, projeto legalizando a criação de emendas impositivas no orçamento municipal, para indicação exclusiva dos parlamentares municipais. Com este poder, terão dinheiro da Prefeitura para projetos de interesse do próprio gabinete. 

MILHÕES
A regra do novo projeto define que 2% do orçamento líquido da Prefeitura será destinado aos 19 vereadores da atual legislatura. A coluna fez um levantamento com números atuais. Caso a lei fosse válida, em 2025, o valor chegaria a R$ 24 milhões, representando mais de R$ 1,2 milhão por vereador. Vale ressaltar que metade do valor deve ser direcionado para investimentos na área da saúde. 

TROCA DE FARPAS
Mas, para aprovar a matéria, nem tudo foram flores. Vária discussões ocorreram no plenário, mas como a maioria já estava definida, tudo passou livremente. O jogo de interesse só não foi aceito pela vereadora Silva Regina (Rede) que, inclusive, travou uma verdadeira guerra com o vereador Leôncio Lopes (Mobiliza) em redes sociais. Cada um defendendo o seu lado. 

INTERESSE COMUM
O vereador Ivan Luiz (PDT), presidente da Câmara, provou que vai defender os interesses dos vereadores. O projeto das emendas impositivas, colocado em pauta por sua gestão, é, obviamente, rejeitado pelo governo do prefeito Douglas Melo (PSD). 

JÁ TEM UMA FATIA
A rejeição do Executivo é natural. Nunca na história política de Sete Lagoas, a Câmara Municipal pegou uma fatia do orçamento sem ser do duodécimo, instituído por lei. Segundo a previsão orçamentária de 2025, esse montante chegará a 41.863.831,00 este ano.

EM TEMPO 
Segundo o sistema de registro de projetos da Câmara Municipal, o projeto das emendas foi proposto pelo vereador Ivson Castro (PL). O original da proposta tem o timbrado do seu gabinete. Parlamentar que utilizar o slogan “Eu vim para servir” terá um orçamento considerável para honrar seu propósito. 

TOUR REGIONAL DO ZEMA
O governador Romeu Zena (Novo) fez um tour pela região nesta quinta-feira. No roteiro, Santana de Pirapama, Funilândia, Jequitibá e Baldim. A única notícia de impacto durante o roteiro foi que o Governo de Minas vai privatizar a rodovia MG-424, que liga Sete Lagoas a BH por Prudente Morais, Matozinhos, Pedro Leopoldo e São José da Lapa. Promessa antiga!

Qual é a sua reação?

like

dislike

love

funny

angry

sad

wow

Diário Sete Lagoas Editor e Redator do Jornal Diário de Sete Lagoas.