Coluna de sexta-feira dia 16 de agosto de 2024

A VERDADE DAS COISAS
Da Redação
DECIDIU
O prefeito Duílio de Castro (PSB) “desceu do muro” ao colocar a cara na campanha da chapa Douglas Melo (PSD) e Dr. Euro de Andrade (Rede). Nos últimos dias, foram publicadas em redes sociais vídeos de várias reuniões onde os três aparecem lado a lado liderando os debates e, lógico, pedindo votos.
MELHOR PREVENIR
Duílio de Castro, inclusive, tem se afastado de eventos públicos. Na última quarta-feira, 14, por exemplo, não esteve na abertura da Feconex. A ausência seria uma maneira de evitar que sua exposição prejudique, legalmente, a campanha de Douglas Melo. Qualquer desvio pode ser denunciado como utilização da máquina pública para beneficiar o seu escolhido.
RAIO X
Como prometido, a coluna começou a avaliar a situação dos candidatos a vereador por Sete Lagoas. O TRE atualiza diariamente o registro de cada um e, até o fechamento desta coluna na quinta-feira, 15, 194 concorrentes já apareciam na página oficial. Lá estão informações gerais como nome e número na urna, partido, formação profissional, grau de instrução e declaração de bens. Basta acessar www.tre-mg.jus.br. Muitos ainda deverão ser registrados.
LUTA PARA MANTER
Dos atuais 17 vereadores, 14 tentarão a reeleição. Esse já é um termômetro válido para avaliar quais partidos estão mais fortes. Veja em quais siglas estão: MDB (Rodrigo Braga e Janderson Avelar), Progressistas (Marli de Luquinha e Roney do Aproximar), PSB (Eraldo da Saúde e Ismael Soares), PDT (Caio Valace e Ivan Luiz), PMN (Marcelo da Cooperseltta e João Evangelista), PL (Ivson), Republicanos (Pastor Alcides), Novo (Heloísa Frois) e Solidariedade (Gilson Liboreiro).
LUTA PELO RETORNO
Vale também destacar a presença e ex-vereadores na disputa. Alguns ainda são donos um forte capital eleitoral e, por isso, sempre serão apontados como favoritos. Entre eles: Marcelo da Cooperseltta (PMN), Fabrício Nascimento (PMN), Milton Martins (Republicanos), Gilberto Doceiro (Republicanos), Renato Gomes (MDB), Beto do Açougue (PSB), Milton Saraiva (PSB), Gislene Inocêncio (Rede) e Cláudio Caramelo (Rede).
AGORA PODE
A partir desta sexta-feira, 16 de agosto, a Justiça Eleitoral permite todo tipo de propaganda eleitoral. Candidatos a prefeito e a vereador poderão utilizar vários aparatos para expor sua imagem e pedir votos. Com isso, peças publicitárias vão invadir espaços públicos, rádio, TV e, principalmente, as redes sociais.
PROPAGANDA IRREGULAR
Todo cidadão deve ficar atento aos abusos dos candidatos. Os mais espertinhos, que teimam em burlar a legislação sobre a propaganda eleitoral, poderão ser denunciados, inclusive, de maneira anônima. As denúncias podem ser protocoladas pelo aplicativo Pardal ou canal próprio disponível no site do Ministério Público.
Envie críticas e sugestões para nossa redação pelo e-mail:
diariosetelagoas@gmail.com
Qual é a sua reação?






