Coluna de sexta-feira dia 21 de março de 2025

Mar 21, 2025 - 16:30
 0  32
Coluna de sexta-feira dia 21 de março de 2025

MEXEU NO LUGAR ERRADO

O vereador Ivson Castro (PL) deu um verdadeiro tiro no pé esta semana. Isso porque apresentou, na Câmara Municipal, o Projeto de Lei 112/2025 que, em síntese, permite a eutanásia de animais abandonados em Sete Lagoas. No artigo 6º, a matéria estabelece que o animal de rua com histórico de mordedura deverá ser inserido em um programa de adoção e, se não for adotado em um prazo de 90 dias, passará pelo processo de morte induzida.

BOMBARDEIO

Segundo leis federal e municipal este tipo de procedimento só é permitido quando o animal estiver com doenças incuráveis ou em um estágio terminal. A proposta de Ivson Castro foi bombardeada nas redes sociais e até alguns vereadores condenaram veementemente a proposta.

RECUOU

A repercussão foi tão grande que o vereador, autor da matéria, usou suas redes socias para admitir exagero em sua proposta. Ivson Castro não é muito de recuar, mas desta vez garantiu que o projeto será alterado e adequado. Os defensores da causa animal aguardam, com ansiedade, a nova versão.

O PARQUE

O Diário de Sete Lagoas acompanhou de perto visita de uma representativa comitiva do Parque da Cascata, na última terça-feira, 20. Área nobre que integra o Área de Proteção Ambiental da Serra de Santa Helena e que está fechada há mais de cinco anos. As impressões iniciais foram muito boas, o parque, que estava totalmente degradado, recebeu uma grande reforma da Prefeitura de Sete Lagoas.

A COMITIVA

Integraram a comitiva o secretário Municipal de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico e Agropecuária, Juca Bahia, o presidente da Codesel, Fabrício Nascimento, o presidente e liquidante da Seltur (responsável pelo parque), Nuno Valace, o promotor de Justiça, Carlos Eduardo Dutra Pires, e os empresários Adriano Nogueira e Maria José Nogueira. Os empresários, inclusive, bancaram as obras por meio de um acordo de compensação ambiental.

PRIVATIZAR

A expectativa é que o Parque da Cascata seja cedido à iniciativa privada. O modelo de concessão deverá ser orientado pela Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge). O certo é que o parque ainda precisa de mais obras e não existe previsão para sua reabertura.

FENEX 2025

Será lançada, na próxima terça-feira, 25, a FENEX 2025, a nova feira de negócios promovida pelo Grupo Uai. Agora, a iniciativa não tem o apoio de entidades como Associação Comercial e Industrial e Câmara de Dirigentes Lojistas que, nos últimos anos, integram a Feconex, projeto de extremo sucesso.

Qual é a sua reação?

like

dislike

love

funny

angry

sad

wow

Diário Sete Lagoas Editor e Redator do Jornal Diário de Sete Lagoas.