Coluna de sexta-feira dia 25 de abril de 2025

Abr 25, 2025 - 15:06
Abr 25, 2025 - 15:06
 0  10
Coluna de sexta-feira dia 25 de abril de 2025
Coluna de sexta-feira dia 25 de abril de 2025

QUEM SERÁ?

Caio Valace ou Ismael Soares.

EX-LÍDER
O vereador Rodrigo Braga (MDB) deixou a função de líder do governo Douglas Melo (PSD) no Legislativo. A decisão foi oficializada por meio de uma carta enviada ao gabinete do prefeito, na última quarta-feira, 23 de abril. Ele ficou apenas dois meses com a responsabilidade de defender pautas e projetos da Prefeitura na Câmara Municipal.  

JUSTIFICATIVA 
Rodrigo Braga alegou compromissos pessoais para deixar a liderança, mas fez questão de confirmar que ainda faz parte da base política do prefeito. “A decisão é fruto de uma profunda reflexão pessoal e motivada, sobretudo, pela falta de tempo hábil para me dedicar com a excelência e intensidade que a função exige e que a nossa cidade merece. Como é de meu compromisso ético com a vida pública, jamais ocuparia uma posição de tamanha responsabilidade sem poder entregar o melhor de mim”, destacou em sua carta. 

PREFEITO AGRADECEU
Douglas Melo agradeceu Rodrigo Braga em suas redes sócias: “Quero agradecer ao competente vereador Rodrigo Braga por ter sido nosso líder de governo na câmara nos primeiros meses de nossa gestão. Por motivos profissionais ele pediu para se afastar já que seu tempo estava reduzido. Fica minha admiração e gratidão ao grande parlamentar’. 

QUEM SERÁ?
Agora começam as especulações sobre quem será escolhido para representar a administração municipal entre os vereadores. Nos bastidores da política os nomes mais cotados são dos vereadores Ismael Soares (PSB), ex-líder da gestão Duílio de Castro (PSB), e Caio Valace (PDT). Menos contada, mas também com chances, está a Heloisa Frois (Novo). 

ENCARGOS E BENEFÍCIOS
São atribuições do líder de governo esclarecer e defender projetos do prefeito, rebater críticas contra a gestão e ainda ser o elo entre os parlamentares e o Executivo. Como benefício, o líder tem portas abertas na Prefeitura e ainda a prerrogativa de indicar cargos de confiança e acelerar projetos de seu interesse. 

PRÉDIO COM TÚMULOS
Um Projeto de Lei Complementar do vereador Eraldo da Saúde (PSB), aprovado na última reunião da Câmara Municipal, autoriza a implantação de cemitérios verticais em Sete Lagoas. Este tipo de empreendimento consiste em um edifício que abriga sepultamentos em lóculos, ou gavetas, dispostos em andares, como um prédio. 

EMENDA IMPOSITIVA
A Proposta de Emenda à Lei Orgânica do Município (Pelom), a tão falada “emenda impositiva”, foi retirada de pauta a pedido do vereador Caio Valace (PDT). Caso vire lei, este projeto garante aos vereadores parte do orçamento do município para indicações de seus interesses. Atualmente, o projeto define que as emendas serão progressivas: em 2026 terá limite de 0,5% da receita líquida do ano anterior; em 2027, 1,0% e em 2028, 1,5%. Pode parecer pouco, mas 0,5% deve representar quase R$ 10 milhões. 

Qual é a sua reação?

like

dislike

love

funny

angry

sad

wow

Diário Sete Lagoas Editor e Redator do Jornal Diário de Sete Lagoas.