Governador vistoria Subestação da Cemig em Inhaúma, na região Central do estado

Out 22, 2024 - 10:26
 0  31
Governador vistoria Subestação da Cemig em Inhaúma, na região Central do estado
Governador vistoria Subestação da Cemig em Inhaúma, na região Central do estado

Subestação Inhaúma reforça fornecimento de energia para mais de 15 mil residências e empresas na região de Sete Lagoas

Governo de Minas e Cemig investiram mais de R$ 31 milhões na instalação da unidade que vai melhorar a vida dos mineiros da região

O Governo de Minas vistoriou, nesta quinta-feira (17/10), as instalações da Subestação (SE) Inhaúma 1 da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), na cidade homônima, na região Central de Minas.

Integrante do programa Mais Energia, a estação entrou em operação no final de 2023, trazendo melhorias significativas ao sistema elétrico da região.

Com um investimento de mais de R$ 31 milhões, a nova subestação é conectada ao sistema elétrico por meio de 13 quilômetros de linhas de distribuição aérea, interligando-a à SE Sete Lagoas 4.

O governador Romeu Zema, que esteve no local para verificar as instalações, destacou a melhoria no fornecimento de energia para a região.

“Estou aqui fazendo a vistoria de mais uma subestação da Cemig, desta vez no município de Inhaúma. Esse investimento visa melhorar o fornecimento de energia na região próxima de Sete Lagoas, onde há uma constante atração de novas indústrias e um crescimento na produção agrícola", disse o governador.

"Vale lembrar que esta é apenas uma das mais de 200 subestações que a Cemig está construindo durante a nossa gestão, com o objetivo de resolver de forma definitiva os problemas de baixa qualidade e falta de energia no estado”, ressaltou Romeu Zema.

Mais estabilidade

Com capacidade de 15 MVA, a SE Inhaúma 1 ampliou o fornecimento de energia elétrica para o município de Inhaúma e outras localidades, como Cachoeira da Prata, Fortuna de Minas, Papagaios e Sete Lagoas. Ao todo, cerca de 15 mil residências e empresas foram beneficiadas, direta ou indiretamente, pelo reforço no abastecimento de energia, que atende às crescentes demandas da região, marcada pela expansão da produção agrícola e pela atração de novas indústrias.

Além de garantir maior estabilidade no fornecimento de energia, a subestação faz parte dos esforços contínuos do programa Mais Energia, que visa modernizar e expandir a infraestrutura elétrica em diversas regiões de Minas Gerais. Algumas obras complementares na SE Inhaúma 1, como a finalização da concretagem dos taludes e o depósito de materiais, estão em andamento e têm previsão de conclusão ainda em 2024.

O programa Mais Energia, da Cemig, está focado em melhorar a qualidade do serviço prestado à população mineira, fortalecendo o sistema elétrico e impulsionando o desenvolvimento regional.

“Estamos seguindo a orientação do Governo de Minas de transformar a Cemig em um motor do desenvolvimento do estado. Todo o esforço que estamos fazendo é para investir integralmente em Minas. Além disso, estamos investindo na área rural com o programa 'Minas Trifásico', que prevê a conversão de 30 mil quilômetros de rede rural monofásica em trifásica. Temos um programa muito grande e histórico para que a Cemig volte a ser protagonista no desenvolvimento de Minas”, afirmou o presidente da Cemig, Reynaldo Passanezi.

 Foto e fonte: Cristiano Machado / Agência Minas.

Qual é a sua reação?

like

dislike

love

funny

angry

sad

wow

Diário Sete Lagoas Editor e Redator do Jornal Diário de Sete Lagoas.